Lipo com Renuvion: tudo sobre - Dra. Maria Claudia Giometti

Lipo com Renuvion: tudo sobre

A lipo com Renuvion combina duas técnicas em apenas um procedimento cirúrgico. Além de eliminar a gordura localizada (Lipoaspiração), ela também trata a flacidez da pele (Renuvion).

Atualmente, muitas pessoas seguem em busca do corpo ideal. Atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas em todo o mundo, segundo uma pesquisa da ISAPS – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. A lipo com renuvion é uma solução viável e que entrega uma série de benefícios.

Porém, muitos pacientes ainda não entendem como funciona a tecnologia proposta pelo Renuvion e como ela é capaz de melhorar os resultados de uma lipoaspiração. Desenvolvido em 2018, o uso do renuvion foi aprovado no Brasil em 2020, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Lipo com renuvion como funciona.
Conheça os benefícios da Lipo associada ao Renuvion. (Imagem: divulgação)

O que é Lipo com Renuvion?

A lipoaspiração é um procedimento estético realizado com o propósito de remover o excesso de gordura subcutânea localizada. A cirurgia pode ser feita em diferentes regiões do corpo, como a barriga, coxas, braços e costas.

Normalmente, ela é feita com pequenas incisões nos locais determinados, nas quais são inseridas cânulas e tubos de sucção para soltar e aspirar a gordura da área. Contudo, uma nova tecnologia tem sido adotada no segmento, que é a opção da lipo com renuvion.

Após finalizar o procedimento tradicional de lipoaspiração, o profissional utiliza o Renuvion, um aparelho de radiofrequência que, associado ao gás Hélio, gera o jato de plasma. Esse jato de plasma é aplicado com o uso de uma pistola canulada para o tratamento da flacidez na pele. Dessa forma, a lipoaspiração com renuvion é uma cirurgia indicada para a remoção da gordura localizada e para o tratamento de flacidez ao mesmo tempo.

Como funciona a Lipo com Renuvion?

O renuvion é um aparelho utilizado individualmente, após a finalização do procedimento de lipoaspiração. Logo, o paciente escolhe se quer passar pelo processo de retração cutânea.

Ele combina a tecnologia de radiofrequência com o gás hélio, que passa pelo processo de ionização para se transformar em plasma.

Os túneis subcutâneos estão localizados abaixo da pele. É nessa região que será ativada a liberação de gás hélio combinado à radiofrequência. Ambos criam um fluxo de energia que garante a eficiência do procedimento.

Por meio da energia gerada, combinada pelas duas substâncias, o tecido se retrai e permite a adesão da pele à musculatura para diminuir o aspecto de flacidez.

Sendo assim, com a aplicação de calor na pele e o fornecimento de energia uniforme e controlada, a ideia do aparelho renuvion é estimular a produção de colágeno na região.

Quanto tempo dura o efeito do Renuvion?

O renuvion oferece um efeito imediato para o paciente. Porém, o estímulo à produção de colágeno acontece apenas entre 6 e 9 meses na região para potencializar o resultado final.

Semelhante a qualquer outro tratamento cirúrgico e não-cirúrgico, acontece uma redução gradual do resultado. A diminuição do efeito da lipo com renuvion é percebida pelo paciente ao longo do tempo.

Afinal, a lipoaspiração com renuvion não suspende o processo natural de envelhecimento da pele. Dessa forma, a recomendação para o paciente que opta por esse tratamento é manter um padrão saudável de vida, o que envolve uma boa alimentação.

Como é feita a Lipo com Renuvion?

Na prática, o profissional realiza todo o procedimento regular de lipoaspiração no corpo do paciente. Após finalizar a cirurgia, o tubo do aparelho renuvion, que também é conhecido como handpiece, é passado pela mesma incisão feita anteriormente.

O aparelho possui uma ponteira que é responsável por enviar um jato de plasma para a subderme. Através de um fluxo de energia, o gás hélio é liberado, sendo ele o encarregado de fazer o resfriamento do plasma.

De maneira rápida, o renuvion aquece o tecido e faz com que a temperatura do septo cutâneo chegue a 85º C, enquanto a pele atinge 42º C. Dessa forma, ele gera calor suficiente para contrair a pele e, posteriormente, estabilizar a temperatura.

A contração da derme permite que o tecido tensione e retraia, o que puxa a camada da pele que está mais próxima da camada subcutânea, na qual está localizado o espaço do tecido adiposo em excesso.

Lipo HD com Renuvion é a mesma coisa?

Em 2012, a lipoaspiração HD (High Definition) foi criada pelo cirurgião plástico Alfredo Hoyos, na Colômbia. A técnica consiste na aspiração de gordura em uma região específica com mais precisão.

Ao considerar o biótipo de cada paciente, o procedimento procura assegurar uma definição maior no contorno dos músculos da pele. No Brasil, a lipoaspiração HD se popularizou a partir de 2015.

Mesmo que a lipoaspiração HD e lipo com renuvion sejam novidades no mundo da cirurgia plástica, ambas não são a mesma coisa e possuem diferenças notáveis.

As duas técnicas vão além da remoção de excesso de gordura localizada. Enquanto a lipo com renuvion é um procedimento usado para tratar e reduzir o aspecto flácido da pele, a lipoaspiração HD envolve uma técnica focada na definição expressiva dos contornos musculares.

A combinação das duas técnicas proporciona muitos benefícios para o paciente. Ambos trazem resultados estéticos diferentes, mas que se complementam, fazendo com que a pele apresente menos flacidez e gerando mais definição para a musculatura.

Por fim, a realização dos dois procedimentos, em alguns casos bem específicos, pode evitar a necessidade de uma abdominoplastia ou braquioplastia, pois alcança resultados semelhantes. Porém, é necessário passar por uma avaliação médica para recomendar a associação da lipo HD e do Renuvion.

Como age o Renuvion

O renuvion é uma tecnologia moderna e inovadora que promove a retração da pele, o seu funcionamento é à base do jato de plasma com o gás hélio e radiofrequência.

Por causa da neocolagênese (nova formação de colágeno) gerada pelo aumento de temperatura obtido no procedimento, os resultados são vistos instantaneamente. Todo processo é feito por meio de um dispositivo de mão estéril e individual. A energia obtida através do plasma é retro aplicada com a velocidade de 1cm/segundo.

Além disso, apenas de 1 a 2% do gás hélio é efetivamente ionizado e convertido em plasma. Então, sem o risco de queimaduras no paciente, o gás restante resfria a região e estimula o dano térmico que causa a retração da pele.

Pode usar Renuvion na papada, barriga e outras partes do corpo?

Uma das principais dúvidas dos pacientes é a respeito da utilização do renuvion em diferentes partes do corpo. A lipoaspiração é um procedimento que remove a gordura localizada dos braços, barriga e qualquer outro local indicado pelo paciente.

Em geral, é comum que os depósitos de gordura sejam acompanhados de flacidez na pele. Desse modo, o procedimento é feito em conjunto com o renuvion para evitar preocupações com a sobra de pele.

Lipoaspiração com renuvion para a papada

A lipo com renuvion pode ser usada na região da papada, também chamada de queixo duplo, pois muitas pessoas se sentem insatisfeitas com o excesso de pele e gordura na área. Dessa forma, a lipoaspiração com renuvion consegue melhorar a estrutura e trazer mais harmonia para o rosto do paciente.

O procedimento remove o excesso de gordura abaixo da mandíbula, queixo e na parte superior do pescoço e, ao mesmo tempo, o renuvion diminui a flacidez que permanece após a lipo.

Lipoaspiração com renuvion nas coxas

Hoje em dia, muitos pacientes se queixam da flacidez na pele na porção interna das coxas. Logo, a lipo com renuvion remove os depósitos de gordura e proporciona coxas mais lisas, firmes e sem o aspecto flácido na pele.

Lipoaspiração com renuvion no abdômen

A lipoaspiração associada ao renuvion auxilia o paciente na conquista do abdômen dos sonhos, que ganha uma aparência lisa e tonificada. Além disso, com cicatrizes discretas e imperceptíveis, o aparelho ajuda no tratamento da flacidez.

Lipoaspiração com renuvion nos braços

O excesso de gordura nos braços resulta em um desconforto estético e gera problemas sérios de autoestima para as pessoas. O tratamento para remover a gordura é feito com a lipoaspiração, que, ao ser finalizada, é seguida pelo uso do renuvion para deixar os braços mais finos e firmes.

Lipo com Renuvion: mitos e verdades

Confira agora os principais mitos e verdades sobre o procedimento de lipo com Renuvion.

Grau de retração da pele

Ao optar pela lipo com renuvion, é comum se questionar sobre o grau de retração da pele proporcionada pela tecnologia. Ela oferece ótimos resultados e diminui a flacidez de forma significativa.

Ainda é importante mencionar que a qualidade real do procedimento depende do perfil de cada paciente, ou seja, uma pele jovem e sem a ocorrência de estrias é capaz de retrair ainda mais.

O índice de melhora da retração da pele pode variar de 30 a 80%, dependendo de características individuais como idade, graus de flacidez, tipo de pele e emagrecimentos prévios (efeito sanfona).

Lipo com renuvion é um procedimento invasivo?

A lipo com renuvion é um procedimento que não pode ser feito em um consultório médico. Então, mesmo que a técnica seja relativamente simples, ela demanda uma excelente estrutura e profissionais qualificados.

O Renuvion pode ser combinado com outra cirurgia?

Essa é uma das principais dúvidas relacionadas à tecnologia do renuvion. E a resposta é: sim!

Além de ser feito individualmente, o procedimento pode ser um complemento de outras cirurgias estéticas, como é o caso da lipoaspiração e do lifting facial. A expectativa é que a combinação dos dois procedimentos ofereça resultados ainda melhores.

A tecnologia pode ser utilizada em quais áreas?

O renuvion é uma tecnologia que age na camada situada embaixo da pele. Através da aplicação de plasma, ele promove a contração dos tecidos. Logo, as áreas do corpo mais comuns são as seguintes: costas, papada (queixo duplo), dorso, braços, abdômen e parte interna da coxa.

Quem pode fazer o procedimento?

No geral, a lipo com renuvion é indicada para qualquer pessoa que sofra com a flacidez na pele e a gordura localizada. A cirurgiã Maria Claudia Giometti recomenda o procedimento em casos leves e moderados, além de ser ideal para pacientes que não se sentem confortáveis com incisões grandes.

Essa tecnologia também oferece resultados positivos para a flacidez decorrente da oscilação de peso, gravidez, condições hereditárias e envelhecimento natural da pele.  

Lipo com Renuvion Antes e Depois

Na prática, a lipo com renuvion traz muitos benefícios para o paciente, que consegue enxergar claramente seus resultados ao observar o seu antes e depois.

Em relação ao antes, a flacidez na pele é um aspecto comum que é resultado de um processo de envelhecimento natural. Dessa forma, o paciente observa uma aparência flácida que pode ser agravada por maus hábitos diários, a exemplo da má alimentação, tabagismo e sedentarismo.

Ao longo dos anos, é normal perceber a natural redução da produção de colágeno, uma substância responsável pela sustentação, elasticidade e firmeza da pele.

Após finalizar a cirurgia, o paciente observa uma melhora imediata na aparência do seu corpo. A tecnologia é capaz de reduzir a flacidez entre 30% e 80%, como dito anteriormente.

Em especial, uma retração maior é observada em pessoas mais jovens, com poucas estrias e que possuem mais firmeza na pele.

No depois, o paciente nota que sua pele está mais aderida e que o excesso de flacidez, na maioria dos casos, praticamente desapareceu.

Como é feita a lipo com renuvion.
O Renuvion é usado para tratar a flacidez. (Imagem: divulgação)

Benefícios da Lipo Associada ao Renuvion

Efeito imediato e durável

A tecnologia do renuvion oferece efeitos instantâneos e que seguem em desenvolvimento junto à recuperação do corpo. E, dependendo da região tratada, as melhorias duram por anos, caso o paciente mantenha uma série de hábitos saudáveis.

Falta de cortes e cicatrizes

Outro benefício da lipo com renuvion é que o procedimento gera poucos traumas à pele, uma vez que ele não exige um corte cirúrgico muito extenso. Ao contrário do procedimento de abdominoplastia, a lipo com Renuvion não deixa cicatrizes visíveis e incômodas no corpo.

Pós-operatório sem preocupações

Em comparação a outros procedimentos estéticos, a recuperação da lipo com renuvion é curta e menos dolorosa. Na prática, o pós-operatório leva em média 2 semanas para que o paciente possa voltar às suas tarefas do dia a dia.

Mas, mesmo que o planejamento da recuperação seja menos trabalhoso, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações médicas estabelecidas segundo o seu quadro clínico.

Otimização dos resultados

No Brasil, a tecnologia do renuvion é uma novidade na cirurgia plástica. Ele oferece vantagens que, até então, não eram possíveis somente com uma lipoaspiração. Contudo, vale ressaltar que os resultados variam de acordo com o quadro de cada paciente.

Lipo com Renuvion: preço do procedimento vale a pena?

Assim como acontece com outros procedimentos estéticos, o custo da lipo com renuvion é variável. O preço final depende do local onde a cirurgia será realizada (hospital ou clínica), da equipe médica qualificada, das áreas corporais nas quais será utilizado o Renuvion, da experiência do cirurgião responsável e se a técnica será feita junto a outros procedimentos.

Além disso, para determinar o preço da cirurgia, o cirurgião realiza uma avaliação e considera o biotipo, excesso de flacidez, complexidade do procedimento e outras características únicas do paciente.

Lipo com Renuvion: riscos associados ao procedimento

Antes de tudo, é importante ressaltar que a lipo com renuvion é considerada um procedimento invasivo, pois precisa ser feito em um centro cirúrgico.

Logo, apesar de ser uma técnica relativamente simples, ela exige uma estrutura de qualidade e adequada que ofereça todos os recursos para a realização da cirurgia. E, mesmo que sejam mínimos, a lipo com renuvion pode gerar riscos para o paciente.

As complicações da lipoaspiração são raras, mas existem. Seguem os riscos principais:

Por sua vez, o uso do renuvion também oferece alguns riscos específicos no procedimento. De acordo com o site oficial, as preocupações relacionadas ao aparelho envolvem quadros de dor e desconforto, queimaduras não intencionais, profundas e superficiais, cicatrizes, pneumotórax e lesão nervosa permanente ou temporária.

Além disso, o paciente pode apresentar infecções e o acúmulo de gás que resulta na dor ou crepitação (desaparecendo logo após a eliminação do gás).

Lipo com Renuvion: resultados são satisfatórios?

O renuvion é uma tecnologia que se soma à lipoaspiração para alcançar resultados ainda mais satisfatórios para os pacientes. Em uma lipo tradicional, a retração da pele é limitada, pois muitas pessoas ainda sentem os efeitos da flacidez.

O renuvion é aplicado depois da técnica de lipoaspiração, com a função de potencializar os seus resultados. Assim, as regiões que costumam apresentar flacidez, como os braços, dorso e área interna da coxa, terão melhorias no seu resultado final.

Informações gerais sobre a Lipo com Renuvion

Em quanto tempo a pele cola depois da lipo?

Mesmo com cicatrizes pequenas e discretas, a lipoaspiração envolve grandes áreas de descolamento da pele. Durante o estágio de recuperação, é essencial prestar atenção nessa condição.

Por conta do processo de cicatrização entre os tecidos, é normal que o paciente tenha a sensação de pele solta. Em contrapartida, essa condição desaparece quando a pele fica mais firme, o que depende do processo de cicatrização dos tecidos e da eliminação do líquido presente na parte interna.

A tendência é que a sensação de pele solta permaneça entre a 1ª e 3ª semana de recuperação após a lipoaspiração. A partir desse período, a derme fica mais acostumada com o processo de aderência dos tecidos.

O que é bom para desinchar de uma lipo?

Depois de passar por um procedimento cirúrgico, a retenção de líquido é um fator comum. Existem algumas medidas e hábitos que ajudam nesse problema, como a realização de drenagens linfáticas e o uso de malhas de compreensão, por exemplo.

Mas, além do próprio curativo, é crucial entender a necessidade de cuidar da alimentação, um fator significativo para uma recuperação adequada.

Dessa maneira, a recomendação é optar por alguns alimentos que ajudam o corpo a desinchar. O primeiro deles é a água de coco que, por ser rica em vitamina C e potássio, possui um efeito antioxidante no organismo.  

Além disso, ela apresenta uma função diurética e promove o funcionamento correto dos rins. Outra recomendação é adotar diferentes tipos de chás na dieta, principalmente, o branco, hibisco, verde e cavalinha. A bebida possui alto poder diurético, antioxidante e ajuda no processo de cicatrização.

As frutas cítricas também ajudam o organismo a desinchar. Além do potencial antioxidante, elas colaboram para o desenvolvimento da imunidade e ajudam na elasticidade da pele. Sendo assim, o consumo desses alimentos é fundamental para uma boa alimentação.

O consumo de folhas verde-escuras também é determinante para uma recuperação eficaz. Elas geram muitos benefícios à saúde e são capazes de prevenir alergias e inflamações. Então, a dica é comer mais brócolis, rúcula, agrião, espinafre e folhas de couve.

Por fim, é essencial beber bastante água após passar por uma cirurgia. Manter o corpo hidratado e o organismo funcionando plenamente faz parte de uma boa recuperação. A recomendação é ingerir 2-3 litros de água por dia para combater a retenção de líquidos.

A lipo com renuvion é indicada para quais casos?

Antes de tudo, é necessário ressaltar que o renuvion não é um substituto para a lipoaspiração, sendo preciso combinar ambas as técnicas na mesma cirurgia.

Como é realizada a lipoaspiração com renuvion.
Renuvion agindo para tratar a flacidez da pele. (Imagem: divulgação)

Sendo assim, o procedimento estético é recomendado para pessoas cuja flacidez é decorrente de outras cirurgias. Uma pessoa com excesso de pele também encontra resultados positivos na tecnologia do renuvion.

Com o passar dos anos, o colágeno presente no tecido humano vai se perdendo. Então, pessoas insatisfeitas com o processo de envelhecimento natural podem optar pelo procedimento estético.

Existem contraindicações para a lipoaspiração com renuvion?

Tal qual ocorre em outros procedimentos estéticos, a lipoaspiração com renuvion também envolve contraindicações, uma vez que não é recomendada para menores de 18 anos.

Antes de atingir essa idade, é difícil que uma pessoa apresente um quadro de flacidez acentuado que exija tratamento. Além disso, é comum que a pele flácida seja revertida de forma simples com outras técnicas.

Como é o pós-operatório da lipo com renuvion?

Um dos benefícios da lipo com renuvion é que ela oferece um pós-operatório curto e tranquilo. Caso a pessoa já tenha passado por um procedimento de lipoaspiração, é possível comparar ambas as recuperações, e as incisões prévias podem ser utilizadas, não criando cicatrizes a mais.

Por ser um aparelho pouco invasivo, o renuvion causa traumas mínimos na pele e cicatrizes menores, discretas e pouco visíveis. Durante sua recuperação, o paciente não sofre com muitas dores e pode retornar às suas atividades mais rapidamente.

Localizada em uma das principais avenidas de São Paulo, a clínica da Dra. Maria Claudia Giometti é especializada em procedimentos estéticos e dispõe de um excelente espaço para receber seus pacientes. Saiba mais!