Lobuloplastia: procedimento para corrigir laceração de orelha - Dra. Maria Claudia Giometti

Lobuloplastia: procedimento para corrigir laceração de orelha

A lobuloplastia é uma cirurgia usada na correção de lóbulos rasgados. O uso excessivo de alargadores, brincos pesados e a ocorrência de acidentes podem acarretar a laceração do lóbulo da orelha.  

Apesar de os brincos comporem a moda feminina há muitos anos, o uso de acessórios muito grandes e pesados não leva em consideração a anatomia da orelha, que, por sua vez, não serve para comportar tanto peso. O uso contínuo pode ocasionar a laceração do lóbulo por completo ou parcial.

Isso não se restringe apenas a mulheres. A correção de lóbulos rasgados também é muito recorrente na população masculina. Os alargadores são os grandes responsáveis pelo procedimento nos homens.

Esses acessórios ocasionam distensões no tecido do lóbulo da orelha. Com o passar do tempo, a pressão simplesmente rasga o tecido.

Felizmente, a ciência e as tecnologias atuais permitem que haja reparação estética para as mais variadas necessidades. A lobuloplastia, popularmente conhecida como cirurgia do furo da orelha, repara os furos muito largos ou os lóbulos que foram dilacerados por completo.

Esse procedimento objetiva a reparação dos rasgos, cicatrização discreta e, se desejado, a diminuição do lóbulo.

Como é feita a lobuloplastia?

Existem vários tipos e técnicas de lobuloplastia, o ideal é consultar um médico especializado para descobrir qual técnica irá te satisfazer da melhor maneira.

Imagem Ilustrativa – Não corresponde a um procedimento feito pela cirurgiã Dra. Maria Claudia Giometti

Geralmente, esse tipo de procedimento é bem tranquilo. Não há motivos para sedação, já que a duração é pouca e a anestesia é local. O paciente é mandado para a casa no mesmo dia.

Basicamente, são feitas incisões em toda a área lacerada. Em seguida, elas são suturadas. O tamanho dos cortes pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente.

Para os curativos, usa-se micropore ou gases, evitando assim possíveis sangramentos.

Após algumas horas do procedimento, o paciente pode voltar à sua rotina normalmente, mas sempre tomando os cuidados e seguindo as recomendações do cirurgião.

Quais são os resultados da lobuloplastia?

O antes e depois do procedimento é extremamente positivo. Como maior resultado, a lobuloplastia devolve a autoestima para homens e mulheres, pois a reconstrução do lóbulo fica perfeita e discreta. Os resultados são mais perceptíveis após 30 dias da realização da cirurgia.

Para voltar a usar acessórios na orelha, recomenda-se que o paciente use brincos de pressão após a retirada dos pontos. Se houver o desejo de perfurar a orelha novamente, deve-se aguardar o tempo mínimo de 6 meses de cicatrização.

É muito comum a associação do uso de preenchimento de ácido hialurônico nas lobuloplastias devido ao fato de muitas orelhas apresentarem pouco tecido na região do lóbulo, dando um aspecto emagrecido e envelhecido. O ácido hialurônico preenche essa falta de tecidos, dando um aspecto arredondado e trazendo uma melhora significativa da estética da região.

O pré e pós-operatório da lobuloplastia

Como pré-operatório, um dos tópicos mais importantes é a escolha adequada de um profissional. É recomendado que o paciente verifique a qualificação do cirurgião antes de qualquer coisa. Além do profissional, o local também deve ser levado em consideração na hora da escolha.

É essencial agendar uma primeira consulta para que haja uma troca entre as necessidades do paciente e o cirurgião. É durante esse encontro que serão esclarecidas todas as possíveis dúvidas.

Além disso, o pré-operatório exige a realização de alguns exames em laboratório, que serão pedidos pelo médico, e a suspensão de uso de medicamentos, bebidas alcoólicas e cigarro.

Após a cirurgia, as atenções são outras. Em geral, os cuidados não são muitos e a recuperação não é longa nem dolorosa. É normal surgirem alguns inchaços e hematomas no local da operação, mas nada que o paciente deva se preocupar. Caso haja dores e sangramentos constantes, procure o cirurgião.

O uso de curativo é necessário apenas durante os primeiros dias, depois a região poderá ser exposta. Normalmente, os pontos são retirados após 10 dias da operação.

O recomendado é evitar exposição ao sol para não interferir na cicatrização. As atividades físicas também devem ser evitadas durante a recuperação, principalmente esportes que envolvam contato, para não lesionar o local ou romper os pontos.

É de extrema importância que o paciente faça um acompanhamento com o médico responsável. Assim, ele consegue avaliar todo o processo de recuperação e cicatrização, evitando possíveis problemas.

A cicatriz fica aparente?

O tamanho da cicatriz vai variar de acordo com o tamanho do rasgo do lóbulo. O cirurgião fará o possível para deixá-la menos aparente, mas o melhor agente é o tempo, ele fará com que cada vez mais a cicatriz se torne imperceptível.

A cicatriz ficará bem avermelhada no começo, mas, com o tempo, sua coloração vai mudar e se aproximar da cor da pele. O resultado final só vai aparecer realmente depois de 6 meses.

Durante o processo de cicatrização podem aparecer pequenas complicações. A formação de queloides e inchaços é comum e pode ser tratada pelo próprio médico.

Cuidados depois da cicatrização do lóbulo

Como dito anteriormente, se for do desejo do paciente, há a possibilidade da volta do uso dos brincos no local da cirurgia. O mais recomendado é o acessório de pressão, já que, com ele, não há a necessidade de realizar uma nova perfuração no local.

No entanto, se o paciente desejar realizar a perfuração novamente, deve esperar todo o processo de cicatrização estar concluído. Mas é essencial ter atenção redobrada na hora de escolher os acessórios.

O uso de brincos muito pesados deve ser descartado, assim como os alargadores. E lembre-se sempre de tirar qualquer acessório durante atividades físicas, para evitar qualquer tipo de acidente.

Lobuloplastia: marque sua consulta!

Ficou interessado em saber mais? Agende uma consulta com um cirurgião plástico de sua confiança. Em Moema, São Paulo, a médica Dra. Maria Claudia Giometti é especialista em cirurgias plásticas e está preparada para esclarecer tudo sobre a cirurgia de lobuloplastia.