Frontoplastia: você já conhece a cirurgia de testa? - Dra. Maria Claudia Giometti

Frontoplastia: você já conhece a cirurgia de testa?

A frontoplastia, chamada popularmente de “cirurgia da testa”, é um procedimento de alteração do tamanho da testa. É uma técnica de avanço do couro cabeludo, levando-o mais para frente, quando busca-se diminuir a testa; ou para trás, em casos nos quais a testa é muito pequena.

Em pacientes que apresentam os ossos da região frontal muito marcados, é feita uma remodelação óssea concomitantemente.

A cirurgia plástica para testa grande se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após a atriz e influenciadora digital Gabriela Loran, que trabalhou em “Arcanjo Renegado” e “Malhação”, ter publicado diversos posts e stories contando a sua experiência com a frontoplastia.

Gabriela Loran, assim como muitos pacientes que fazem a cirurgia plástica para testa se queixam de disforia: a insatisfação com a própria imagem no espelho. Em geral, isso acontece quando existe algum fator que incomoda a própria aparência.

No caso destes pacientes, a proporção da testa prejudica a autoimagem e, na maioria das vezes, pode até trazer alguns desconfortos e bullying durante a vida, com diversos apelidos que são desagradáveis e que podem gerar trauma nas pessoas que apresentam essa característica na face, ou seja, a testa desproporcional ao tamanho do rosto.

Além da constante insatisfação, essa alteração pode gerar alguns comportamentos na tentativa de esconder o problema. Por exemplo: para tampar o tamanho da testa, muitos pacientes relatam que penteiam o cabelo para frente e ficam “reféns” destes penteados. Uma alternativa usada por eles é vestir acessórios como chapéus, bonés, bandanas, lenços, entre outros.

Raramente as pacientes usam rabo de cavalo, já que este penteado dá um destaque muito maior para a testa.

Para solucionar definitivamente o problema da testa grande existe a cirurgia de frontoplastia.

Frontoplastia: preparo para a cirurgia

A frontoplastia é planejada pela cirurgiã plástica em Moema, Dra. Maria Cláudia Giometti, de forma personalizada e de acordo com o tamanho da testa e do rosto de cada paciente. Por isso, antes de fazer a cirurgia plástica para testa, a médica divide o rosto em 3 terços:

Terço Superior: parte do rosto que vai do supercílio à linha capilar, muito importante para a frontoplastia;

Terço Médio: parte do rosto que vai da base do nariz ao supercílio;

Terço Inferior: parte do rosto que vai do mento ou queixo à base nasal.

Na cirurgia plástica de testa, o primeiro passo do tratamento é identificar a proporcionalidade da face de cada pessoa.

Frontoplastia: técnica da cirurgia plástica de testa

A cirurgia é realizada com uma técnica que avança o couro cabeludo. Assim, a linha capilar é reposicionada e os cabelos começam em uma posição adequada, proporcional à face, e isso diminui o tamanho da testa.

Entre os benefícios gerados para os pacientes que fazem a cirurgia para diminuir a testa estão os seguintes:

• Satisfação com a própria imagem;

• Melhora da autoestima;

• Aumento da autoconfiança;

• Uma vida mais feliz consigo mesmo!

A frontoplastia é bastante segura, desde que seja indicada por um médico experiente.

Frontoplastia: cicatriz fica aparente após a cirurgia?

Uma das maiores preocupações das pacientes que procuram o consultório para fazer a frontoplastia é saber se a cirurgia deixa uma cicatriz aparente na região da testa.

A boa notícia é que as pacientes que fazem o pós-operatório corretamente ficam praticamente sem cicatriz aparente em pouco tempo. Existem detalhes para ser feita a incisão na testa que deixam a cicatriz praticamente inaparente.

Em cerca de 3 meses a cicatrização está quase completa. Além disso, os cabelos disfarçam muito bem a linha muito fina feita durante o procedimento da frontoplastia para redução da testa. Ou seja, a maioria das pacientes não fica com cicatriz aparente após a cirurgia plástica.

Casos de queloide, infecção ou cicatriz hipertrófica são muito raros, mas a paciente deve indicar para a médica se já teve problemas de cicatrização previamente.

No consultório, a médica também costuma mostrar a testa de vários pacientes, sem relevar a identidade dos mesmos, para que seja vista a frontoplastia antes e depois.

Cirurgia plástica de testa: informações gerais sobre a frontoplastia

Anestesia local

A frontoplastia ou cirurgia plástica para reduzir a testa é feita com anestesia local e sedação.

Duração da frontoplastia

A cirurgia plástica de testa dura cerca de 90 minutos para ser realizada.

Internação hospitalar

Em geral, as pacientes que fazem a cirurgia de testa ficam no hospital entre 12 e 24 horas.

Cicatriz da frontoplastia

Relembrando, a cicatriz da cirurgia plástica na testa é muito discreta e pouco aparente. Os benefícios da redução da testa costumam compensar muito a cicatriz.

Tempo para retirada dos pontos

Os pontos da frontoplastia costumam ser absorvíveis ou, então, retirados em até 14 dias após a realização da cirurgia de testa.

Cuidados pós-cirúrgicos

Após a cirurgia plástica para diminuir a testa, as pacientes recebem indicação do uso de analgésicos e anti-inflamatórios para redução do desconforto, edemas (inchaços) e equimoses (áreas roxas).

Depois de 14 dias, os pacientes já costumam voltar para a vida normal e estão liberados até mesmo para fazer atividade física.

Frontoplastia: antes e depois

Um dos principais motivos para o sucesso dos posts e stories sobre a cirurgia de testa feita pela atriz Gabriela Loran e outras pessoas que divulgam detalhes dos seus tratamentos na internet é o ótimo resultado da frontoplastia, comprovado pelo antes e depois.

Neste sentido, o antes e depois mostra muito bem a diferença que o tratamento promove na aparência, já que a testa fica muito menor e a proporção facial se torna muito mais equilibrada.

Frontoplastia: preço da cirurgia

A influenciadora digital também falou sobre os valores que teria gasto com o procedimento, incluindo todos os custos que envolvem a cirurgia de testa, como custo com serviço médico, internação e até mesmo hospedagem, para pessoas de fora da capital ou do estado que procuram por cirurgia plástica em SP.

No site do jornal O Globo, em reportagem da jornalista Patricia Kogut, você pode ver mais detalhes do depoimento da famosa, inclusive a satisfação dela com o resultado da frontoplastia. Para isso, basta clicar aqui.

Frontoplastia: marque uma consulta com a médica

A Dra. Maria Cláudia Giometti é especialista em cirurgia plástica, trabalhou por 20 anos no antigo Hospital dos Defeitos da Face, atendendo pacientes com vários tipos de deformidades da face. Entre em contato e marque uma consulta.