Transplante de Cabelo - Dra. Maria Claudia Giometti

Transplante de Cabelo

O transplante de cabelo ou transplante capilar é um procedimento médico realizado para o tratamento de pacientes com alopecia e com falta de cabelo em determinadas regiões do couro cabeludo. A cirurgia cria uma nova harmonização facial e eleva a autoestima de pacientes que se incomodam com a calvície.

Quais são as indicações para transplante de cabelo?

O transplante capilar é um procedimento recomendado para pacientes que não obtiveram resultado com outros tratamentos, como medicamento e uso de produtos tópicos.

Nos últimos anos, houve uma grande evolução no método de transplante de cabelo, melhorando o resultado estético para os pacientes. Essa cirurgia, feita pela médica especialista em cirúrgica plástica, consiste em retirar unidades foliculares ou fios de cabelo de uma área com abundância para reimplantar no local da calvície.

Em geral, pacientes com uma boa área doadora de unidades foliculares e com menor grau de alopecia costumam ter resultados mais promissores com o transplante de cabelo, mas como o tratamento é personalizado, a recomendação é passar por uma consulta médica para avaliação. Dependendo de cada paciente, o transplante de cabelo deve ser feito em uma ou mais sessões.

Como é realizado o transplante de cabelo?

Para fazer o transplante capilar, o paciente recebe sedação e anestesia local. A médica especialista em cirurgia plástica demarca a área doadora e receptora. Um dos métodos, chamado de FUT – Follicular Unit Transplant, requer a remoção de cada unidade folicular para transplante por meio de microfuros.

Com essa técnica, as cicatrizes após o transplante de cabelo são praticamente imperceptíveis. Na recuperação, o paciente é orientado a tomar uma série de medidas e cuidados pós-cirurgia, para obter o melhor efeito estético.

Dependendo do perfil de cada paciente, a técnica empregada pode ser a FUE –  Follicular Unit Extraction. Neste caso, é retirada uma faixa de couro cabeludo da área doadora.

As técnicas são atuais e indicadas para pessoas que não querem ficar com uma cicatriz linear na área de remoção da faixa de cabelo doadora. O implante de cabelo atual deixa o visual com o aspecto mais natural possível, com elevado índice de satisfação dos pacientes. Mesmo assim, durante a consulta, a médica explica sobre as expectativas reais para o transplante capilar.

Como o implante de cabelo envolve a estrutura completa, com glândulas e músculos, o cabelo voltará a crescer na região onde foi feito o implante capilar e terá um comportamento normal.