Ritidoplastia – Cirurgia de Face - Dra. Maria Claudia Giometti

Ritidoplastia – Cirurgia de Face

A ritidoplastia é uma cirurgia de face muito conhecida como lifting facial, indicada para pacientes que estão incomodados com os sinais de envelhecimento no rosto, melhorando de forma significativa as marcas mais visíveis do rosto e pescoço. O resultado é o rejuvenescimento da pele da face.

Ritidoplastia: correções realizadas pelo lifting facial

A ritidoplastia, cirurgia de face e lifting facial, é indicada para a correção de flacidez na região do rosto, como no terço médio da face. O procedimento também é realizado para a correção de vincos profundos, especialmente na área que está ao longo do nariz até o canto da boca e abaixo das pálpebras inferiores.

A ritidoplastia também é feita para remover gordura localizada na região do rosto e que tenha se deslocado ou baixado, causando um efeito estético desagradável e desarmonioso.

A “papada”, nome popular para a perda de tônus muscular na face inferior, também é um problema estético corrigido pela ritidoplastia. Pessoas com flacidez e depósitos de gordura na região do queixo e da mandíbula também recorrem ao lifting facial para resolver estes problemas.

Em conjunto com a ritidoplastia, muitos pacientes também realizam a cirurgia de pálpebras, para rejuvenescimento da região dos olhos; e fazem o lifting de testa, para a correção de testa franzida e flacidez nessa área do rosto.

Todas as informações sobre o procedimento e resultados da ritidoplastia são passados ao paciente durante a consulta. O procedimento é totalmente personalizado e, por isso, é importante conversar com muita sinceridade com a médica especialista em cirurgia plástica, inclusive sobre expectativas com o resultado.

É importante que os pacientes tenham uma expectativa realista com o procedimento. Após a ritidoplastia, o paciente recebe todas as orientações necessárias para evitar infecções, amenizar inchaços e auxiliar na cicatrização. A médica faz o acompanhamento pós-cirúrgico para analisar a evolução do paciente.