Inclusão de Prótese Mamária - Dra. Maria Claudia Giometti

Inclusão de Prótese Mamária

A cirurgia para inclusão de prótese mamária, também conhecida como implante de silicone, é realizada em pacientes que desejam aumentar o volume dos seios. O procedimento é feito pela médica especialista em cirurgia plástica e o atendimento e planejamento da cirurgia são feitos de maneira totalmente individualizada.

Quais são os formatos da prótese de silicone?

As próteses de silicone utilizadas na cirurgia variam de fabricante, de tamanho e formato. O modelo de perfil alto ou super alto é redondo e um dos mais usados para a inclusão de prótese mamária nos seios. Ainda existem as próteses com formato anatômico e cônico.

Diferenças dos modelos de prótese de silicone

A cirurgia para implante de silicone pode ser feita com uma prótese cônica, indicada para dar maior volume à região do colo e com um visual mais projetado para a frente, dando mais destaque para os seios, sem comprometer a aparência natural.

Porém, as pacientes que preferem o resultado com maior efeito natural possível podem optar pela cirurgia para implante de silicone anatômico, indicado para aumentar o volume dos seios e ter um visual mais discreto. Este modelo de silicone também é indicado para mulheres com mamas tuberosas.

O tipo de prótese para a cirurgia de inclusão de prótese mamária é decidido em conjunto por médica e paciente. O formato é importante para a expectativa com o procedimento, mas também para maior sucesso durante a realização da cirurgia.

Entre os fatores que a médica pode considerar para decidir a prótese de silicone, estão características importantes sobre a paciente, como estilo de vida, idade, formato do tórax e das mamas.

Quais são as indicações para a cirurgia de implante de silicone nos seios?

As pacientes procuram a médica para fazer a cirurgia de implante de silicone nos seios quando estão insatisfeitas com o tamanho dos seios e se sentem desconfortáveis quando as mamas são muito pequenas.

Além de tamanho, as pacientes também se queixam do formato e do volume dos seios, principalmente depois da gravidez, em decorrência do envelhecimento ou após a perda de peso.

O implante de prótese nas mamas também é um tratamento recomendado para pacientes que possuem seios diferentes um do outro, quando uma das mamas não se desenvolveu corretamente.

Após a cirurgia de remoção dos seios no tratamento ou prevenção do câncer de mamar, as pacientes também podem realizar a cirurgia de implante de silicone nas mamas.

As cicatrizes das incisões feitas para o implante de silicone existem, mas são discretas e tendem a diminuir com o passar do tempo. Elas ficam localizadas na parte inferior da aréola ou no sulco mamário. Como essa é uma das maiores preocupações das pacientes, a médica explica todos os detalhes durante a consulta.