Mastopexia com ou sem prótese - Dra. Maria Claudia Giometti

Mastopexia com ou sem prótese

A mastopexia é uma cirurgia plástica realizada para a correção da flacidez das mamas. A mastopexia com ou sem prótese será uma decisão do paciente e da médica, já que o procedimento é individualizado. A técnica devolve a beleza estética dos seios e recupera a autoestima feminina.

O que é mastopexia com ou sem prótese?

As mamas podem ficar caídas em decorrência do excesso de peso, gravidez ou por fator genético. Com o passar dos anos, a aparência de seios caídos pode incomodar muitas mulheres. A mastopexia com ou sem prótese corrige este problema, já que as mamas são reposicionadas.

Quais os benefícios da mastopexia com ou sem prótese?

A mastopexia com ou sem prótese será uma possibilidade de tratamento a ser discutida entre a médica especialista em cirurgia plástica e a paciente. O objetivo da cirurgia e da inclusão da prótese de silicone é posicionar as mamas em uma área mais alta no corpo, resolvendo o problema da aparência de seios caídos.

A mastopexia tem a finalidade de melhorar a silhueta do corpo feminino. Por isso, dependendo do perfil de cada paciente, o planejamento cirúrgico pode incluir a colocação de prótese mamária associada.

É importante destacar que o uso da prótese não é, necessariamente, para aumentar o volume dos seios, uma vez que muitas pacientes procuram a médica para fazer mastopexia com ou sem prótese justamente por que os seios são fartos e pesados e, por isso, tendem a ficar caídos com o passar dos anos.

A utilização de prótese mamária é realizada para dar maior sustentação às mamas e evitar a queda, mesmo com o passar do tempo. Por isso, a mastopexia com ou sem prótese é realizada, principalmente, para a correção da flacidez na região dos seios.

A inclusão das próteses na mastopexia costuma ser mais recomendada em mamas com mais tecidos de gordura, para que não haja queda das mamas novamente em um curto espaço de tempo.

Entre as técnicas para fazer a mastopexia com prótese estão a retromuscular, quando a prótese é inserida abaixo do músculo peitoral; e a retroglandular, na qual a prótese é colocada abaixo da glândula da mama. Estes detalhes são definidos pela médica e paciente.

A anestesia para fazer a mastopexia com ou sem prótese pode ser peridural ou geral. A internação costuma ser de 24 horas e o procedimento pode levar até 4 horas para a realização.

Depois do pós-operatório, as pacientes costumam ficar muito satisfeitas com a nova posição dos seios mais elevados e com o contorno corporal harmonioso.