Dermolipectomia (Abdominoplastia) - Dra. Maria Claudia Giometti

Dermolipectomia (Abdominoplastia)

A Dermolipectomia é um procedimento cirúrgico mais conhecido como abdominoplastia. Ele é indicado para a recomposição estética do abdômen, para ficar com uma aparência lisa e tonificada, através da remoção do excesso de pele e gordura, em muitos casos decorrente de cirurgia bariátrica e perda elevada de peso.

Quais são os resultados da dermolipectomia ou abdominoplastia?

A abdominoplastia remove a pele flácida e a gordura da região abdominal para criar o efeito visual tonificado, liso e suave nessa área do corpo. Muitas vezes, a médica também faz a restauração de músculos separados ou enfraquecidos para melhorar o resultado da cirurgia.

A aparência do abdômen com pele flácida e tecidos frouxos também pode ocorrer em pessoas com peso corporal dentro dos parâmetros esperados. Entre as causas mais comuns para estes problemas ocorrerem, estão as seguintes:

A abdominoplastia é totalmente personalizada. A médica explica para o paciente os resultados reais esperados com o procedimento, para que o mesmo crie uma expectativa real.

Depois da remoção de pele flácida e outros tecidos, os pacientes se sentem satisfeitos e melhoram muito a autoestima e a qualidade de vida, já que este problema na aparência incomoda muito e atrapalha, interfere ou impede a realização de uma série de atividades no dia a dia.

Como é feita a abdominoplastia?

A abdominoplastia é realizada com sedação e anestesia geral, para conforto do paciente durante o procedimento. A incisão é realizada entre o umbigo e a região do púbis, na forma de uma linha horizontal.

A incisão cria o acesso para a remoção de peles, tecidos, excesso de gordura e estruturas abdominais que serão reparadas durante a operação. Como o planejamento cirúrgico é personalizado, alguns pacientes podem precisar da retirada de pele na área do abdômen superior, através de uma incisão próxima ao umbigo. Para fechar a incisão da abdominoplastia podem ser usados clipes, fitas, adesivos de pele e suturas.

Resultado da abdominoplastia

Depois que a cirurgia de abdominoplastia é realizada e o processo de cicatrização finalizado, o abdômen fica com contornos muito parecidos com os naturais, com a barriga tonificada, de maneira proporcional ao seu corpo. Os pacientes ficam bem felizes e confiantes após o procedimento.