Cirurgia Íntima - Dra. Maria Claudia Giometti

Cirurgia Íntima

A cirurgia íntima é a cirurgia plástica feita na região dos pequenos lábios vaginais e em outras áreas da vagina, para obter a aparência que melhor agrade à paciente, corrigindo excesso de pele ou tamanhos desproporcionais que causam desconforto estético, funcional e, até mesmo, para a higiene pessoal da genitália feminina.

Quais são as correções feitas pela cirurgia plástica íntima?

Durante a fase de desenvolvimento vaginal, especialmente na puberdade, os lábios vaginais e outras estruturas podem ficar com tamanho desproporcional. Este problema causa desconforto físico e funcional, dificuldade para ter relações sexuais, higienização e ventilação do local.

Por isso, a médica pode fazer a cirurgia íntima para remover o excesso de mucosa da vagina, para que ela fique com aspecto natural. Entre as correções realizadas na cirurgia íntima, estão a redução dos pequenos lábios vaginais, redução da flacidez dos grandes lábios vaginais, redução do Monte de Vênus, Himenoplastia, Clitoroplastia, clareamento da região genital e cirurgias íntimas a laser.

Quais são os objetivos da cirurgia íntima?

A cirurgia íntima pode ser realizada para redução dos pequenos lábios vaginais, assim como para aumentar ou diminuir o Monte de Vênus. Após os 50 anos de idade, é muito comum as mulheres se queixarem de flacidez genital, principalmente no músculo da vulva. Por isso, uma cirurgia com finalidade estética é feita para a correção da área, melhorando a autoestima e a confiança das mulheres.

No caso da ninfoplastia, o objetivo da cirurgia é corrigir os lábios da vagina, deixando a área da genital muito mais simétrica, com os lábios pequenos mais fechados.

A cirurgia íntima também pode ser feita para a redução do clitóris. A lipoaspiração costuma ser indicada para o tratamento do Monte de Vênus. Para aumentar o tamanho, essa região pode receber enxerto de gordura. Em geral, como se trata de uma área com muitos nervos e extremamente sensível, a recomendação só é feita quando realmente existe a necessidade de alteração do tamanho do clitóris.

A cirurgia para reconstituição de hímen é feita para reaviar as estruturas do tecido que ficaram com as abas atrofiadas após o rompimento. Este é um procedimento cirúrgico rápido de ser realizado.