Bichectomia - Dra. Maria Claudia Giometti

Bichectomia

A bichectomia é um procedimento médico cirúrgico indicado para a remoção de gordura na região da face, a fim de melhorar o contorno facial e obter uma harmonia no rosto que agrade mais ao paciente, fazendo a alteração na complexa anatomia da face e nos compartimentos de gordura, principalmente na área das bochechas.

O que é bichectomia?

A remoção de gordura na região da face, na área das bochechas, é um procedimento médico conhecido como bichectomia, indicado para aperfeiçoar o contorno facial. A aparência do rosto fica mais fina e delicada.

Um dos maiores compartimentos de gordura na região do rosto é conhecido como Bolsa ou Bola de Bichat. Ela se estende, em área profunda, da têmpora até a mandíbula, ocupando praticamente toda a região das bochechas e da lateral do rosto.

Quando está com volume elevado, na cavidade oral das bochechas, o rosto fica com uma aparência arredondada e este efeito estético pode causar incômodos ao paciente. Os fatores genéticos costumam ser a causa mais comum em pessoas com rosto arredondado.

Para fazer a bichectomia, a médica realiza uma avaliação presencial, porém o procedimento não costuma ser indicado para pessoas que estão acima do peso ou que ainda não completaram 16 anos de idade.

Como é feita a bichectomia?

Abichectomia é realizada com uma pequena incisão na região da face, especificamente na cavidade oral, criando acesso à área de plano profundo do rosto do paciente. Dessa forma, o cirurgião cria o acesso necessário para remover a gordura e manipular essa região da face.

A recomendação é fazer a bichectomia com médicos especialistas, já que a área é bastante complexa, possui muitos ramos nervosos e qualquer falha pode causar prejuízo às movimentações faciais. Os cuidados durante a cirurgia nessa área vulnerável também são muito importantes para reduzir os riscos ao paciente.

Como é a recuperação da bichectomia?

A recuperação da bichectomia e o tempo para o paciente ver os resultados completos vão depender de diversos fatores, entre eles a anestesia usada no tratamento, a habilidade do cirurgião e se houve alguma intercorrência.

Mesmo assim, vale destacar que a recuperação é muito rápida na grande maioria dos casos, levando somente dias ou semanas para que os roxos e os edemas desapareçam.

As bochechas salientes voltam se o paciente engordar?

O contorno facial pode ser alterado com a elevação da gordura corporal. Mesmo assim, é muito difícil haver uma recidiva após uma operação de remoção da Bola de Bichat.