Cresce a procura por cirurgia plástica durante a pandemia - Dra. Maria Claudia Giometti

Cresce a procura por cirurgia plástica durante a pandemia

O interesse por cirurgia plástica parece ter aumentado no Brasil durante a pandemia de coronavírus. No Google, o maior buscador da internet, a palavra-chave rinoplastia foi digitada, entre março e junto deste ano, cerca de 4.800% mais vezes do que nos meses anteriores.

Cirurgia Plástica

Especialistas, como a médica cirurgiã plástica Dra. Maria Claudia Giometti, observam que há uma tendência de aumento da preocupação com a autoimagem e que muitas pessoas querem aproveitar o isolamento social para a realização de procedimentos estéticos na face.

“A rinoplastia, cirurgia plástica de nariz, é indicada para pessoas que querem modificar tamanho, perfil ou o formato da ponta do nariz caída ou arrebitada. O procedimento também é indicado para modificar as narinas largas e grandes, assim como para amenizar a assimetria nasal. Acredito que muitas pessoas estão aproveitando o isolamento social para ter um pós-operatório mais confortável, já que na recuperação os pacientes ficam com alguns edemas (inchaços) e equimoses (roxinhos) no local da cirurgia”, explica a médica.

Como muitas profissionais ainda estão fazendo trabalho remoto e exercendo suas atividades profissionais de casa, não é necessário pedir afastamento do serviço para fazer a rinoplastia e outras cirurgias plásticas no rosto, por exemplo.

Essa facilidade tem levado muitas pessoas a marcarem consultas com a médica especialista em cirurgia plástica para fazer, principalmente, rinoplastia, lifting facial, aplicação de botox, preenchimento de olheiras, entre outros tratamentos que permitem que o paciente continue trabalhando.

“Muitos procedimentos estéticos e cirurgias plásticas faciais possuem recuperação mais rápida, geram pouco desconforto durante o pós-operatório e não exigem interrupção das atividades profissionais feitas pelo computador, por exemplo. Acredito que muitas pessoas estão aproveitando o momento favorável do home office e deixaram de adiar a cirurgia plástica que sempre sonharam em fazer”, diz a médica que também registrou maior procura no consultório durante os últimos 3 meses.

Por causa da pandemia, todos os procedimentos de cirurgia plástica, incluindo a rinoplastia, estão sendo realizados com cuidados redobrados e somente em pessoas que não fazem parte do grupo de risco para Covid-19.

Por isso, a consulta com a médica especialista em cirurgia plástica em SP é essencial para o paciente saber se tem indicação para realizar um tratamento estético neste momento.

Rinoplastia: cirurgia plástica de nariz muito procurada no Google

O aumento nas buscas pelo termo rinoplastia durante o isolamento social pode ter muitos motivos. De fato, acredita-se que muitas pessoas estão insatisfeitas com a harmonia facial e perceberam que o momento pode ser adequado para fazer a cirurgia plástica de nariz ou outro tratamento para o rosto, sem ter que pedir afastamento do emprego ou ter a rotina social prejudicada por causa de inchaços e hematomas evidentes.

Porém, o uso mais frequente das redes sociais durante a quarentena pode ser um fator que está levando as pessoas, especialmente as mulheres, a considerarem uma mudança na própria aparência, em busca de maior satisfação com o próprio visual.

Mídias sociais, como Instagram e TikTok, por exemplo, que são altamente visuais, podem influenciar a decisão de fazer uma cirurgia plástica, já que as pessoas estão postando mais fotos e vídeos e vendo muitas publicações com qualidade profissional, geralmente com o uso de filtros que melhoram a aparência nas fotos.

Entre março e junho deste ano, o aplicativo TikTok registrou 1 bilhão de usuários, enquanto o Instagram mostrou crescimento de 40% na frequência de seus usuários na rede. Ou seja, as pessoas estão definitivamente mais conectadas.

Segundo a médica especialista em cirurgia plástica, Dra. Maria Claudia Giometti, por mais que estes aplicativos possam exercer uma pressão pela busca do corpo e do rosto perfeitos, na maioria dos casos os pacientes já tinham vontade de fazer o procedimento antes mesmo da quarentena e da intensificação de uso das redes sociais.

“Também tomamos todos os cuidados para entender a real motivação dos pacientes pela procura da rinoplastia ou outra cirurgia plástica para o rosto. Faz parte do papel do médico orientar o paciente sobre ter uma expectativa real do resultado com a cirurgia plástica de nariz ou de face, por exemplo”, alerta a médica.

A rinoplastia é indicada para pessoas que possuem nariz desproporcional em relação a outras estruturas da face. O objetivo da cirurgia plástica é alterar o tamanho e o formato do nariz para obter maior harmonia facial. Em geral, os pacientes ficam muitos satisfeitos com a própria imagem após o procedimento estético.

“Vale destacar que, em alguns casos, a rinoplastia também é indicada para pessoas que possuem dificuldade para respirar por causa da anatomia do nariz. Essa avaliação é realizada durante a consulta”, finaliza a médica.