Preenchimento de olheiras - Dra. Maria Claudia Giometti

Preenchimento de olheiras

O preenchimento de olheiras é o procedimento perfeito para as pessoas que querem abandonar definitivamente o uso do corretivo. A técnica é minimamente invasiva e feita com a aplicação de ácido hialurônico, a fim de eliminar a aparência das olheiras.

Vamos entender melhor como funciona o preenchimento de olheiras?

Para isso, vamos abordar detalhadamente o que é o preenchimento de olheiras e os benefícios que a técnica proporciona.

Preenchimento de olheiras procedimento
Preenchimento de olheiras – Procedimento (Imagens Ilustrativas)

O que é preenchimento de olheiras?

O preenchimento é o procedimento médico feito com a aplicação de ácido hialurônico para a correção de sulcos profundos na região ao redor dos olhos.

Os pacientes com olheiras, sejam homens ou mulheres, podem desenvolver essa característica por diversos motivos, como quantidade de melanina na pele ou a densidade da vascularização nessa área debaixo dos olhos.

Quando fazemos a aplicação, o ácido hialurônico começa a agir imediatamente no organismo do paciente, reduzindo o aspecto de sombra responsável pelas olheiras e aumentando a firmeza nessa região da face, onde a pele é muito fina e delicada.

O ácido hialurônico tem ainda mais benefícios no preenchimento de olheiras, já que ele ajuda muito a formar colágeno e a hidratar a pele.

Qual a indicação para o preenchimento de olheiras?

Homens e mulheres com olheiras bem profundas podem receber a indicação médica para fazer o preenchimento. Os benefícios são mais perceptíveis em pacientes nos quais o sulco abaixo dos olhos prejudica muito a harmonia facial e incomoda, afetando até mesmo a autoestima.

Durante a consulta, explicamos aos pacientes sobre todos os fatores que vão influenciar no resultado do preenchimento, entre os quais estão os seguintes:

Perceba que o preenchimento com ácido hialurônico não é um tratamento definitivo, o resultado não ficará “para sempre”, mas, com certeza, ele é muito positivo para o paciente.

O ácido vai sendo degradado e reabsorvido gradativamente pelo organismo e, por causa deste processo, a aplicação se torna muito mais segura. Além disso, caso você se arrependa do procedimento, não precisará se preocupar, pois depois de algum tempo o resultado desaparece e seu rosto volta a ser como era antes.

Outro benefício do preenchimento com o ácido hialurônico é que ele pode ser revertido com a utilização de uma substância específica, conhecida como Hialuronidase. Após a aplicação, o produto desaparece.

Mas como o resultado na maior parte dos preenchimentos de olheiras é muito satisfatório, a recomendação para permanecer sem olheiras é refazer a aplicação de tempos em tempos.

Como é feito o preenchimento com ácido hialurônico?

A aplicação do ácido hialurônico pode ser realizada no consultório, com anestesia injetável ou tópica, dependendo de cada caso.

A primeira etapa, antes do preenchimento, é realizar uma consulta médica para uma conversa sobre as expectativas com o tratamento, o objetivo de cada paciente e a definição do protocolo adequado.

Os desejos e intenções dos pacientes são sempre respeitados, mas é papel do médico orientar sobre a quantidade de produto necessária para o preenchimento e correção das olheiras.

Quanto tempo demora para ver os resultados do preenchimento de olheiras?

Logo após a aplicação do ácido hialurônico, os pacientes já conseguem perceber a diferença. O resultado vai ganhando mais consistência gradualmente, especialmente depois de 40 dias, quando a região dos olhos ganha outro aspecto por causa da hidratação e do lifting causados pela ação do ácido.

Os hematomas ocasionados pelo próprio procedimento são pequenos e vão diminuindo na primeira semana de recuperação. Nas primeiras 48 horas depois do preenchimento, também recomendamos aos pacientes os seguintes cuidados:

Quanto tempo dura um preenchimento de olheiras?

O preenchimento de olheiras dura de 12 a 18 meses, já que o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo. Por isso, não existe um tempo exato de duração, já que isso varia conforme o metabolismo de cada paciente.

Antes e Depois – Preenchimento de Olheiras (Imagens Ilustrativas)

Quais os riscos de fazer preenchimento de olheiras?

Os procedimentos de preenchimento das olheiras raramente apresentam algum efeito adverso, já que o ácido hialurônico é uma substância natural da nossa pele. Os efeitos mais comuns são aqueles que estão ligados à própria aplicação, como inchaços e roxos, conhecidos como esquimoses.