Rinoplastia - Dra. Maria Claudia Giometti

Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Ela é indicada para pessoas que estão insatisfeitas com o tamanho do nariz e querem melhorar a harmonia do rosto, principalmente de perfil. O procedimento precisa de indicação da médica especialista em cirurgia plástica.

Quais são os benefícios da rinoplastia?

A cirurgia plástica do nariz, chamada de rinoplastia, corrige a estrutura do nariz, incluindo as narinas, e é indicada para deixar o nariz mais bonito e proporcional às outras estruturas da face. A rinoplastia também pode ser indicada para pessoas que têm dificuldade para respirar por causa do formato do nariz.

O paciente pode decidir o formato do nariz na rinoplastia?

A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, é planejada pela médica especialista em cirurgia plástica conforme o perfil do paciente e o resultado depende de diversos fatores, entre eles a própria estrutura natural do nariz de cada pessoa.

Na maioria dos casos, a rinoplastia é realizada para alterar a proporção do nariz em relação à face por causa de condições genéticas, como hereditariedade. Mesmo assim, a correção do nariz também pode ser realizada em pacientes que sofreram algum trauma ou lesão no nariz, modificando a aparência.

A rinoplastia pode alterar tamanho e proporção do nariz, largura do dorso nasal, assimetria nasal e desvio, narinas arrebitadas, grandes ou largas, ponta do nariz arrebitada, caída ou grande, além do perfil do nariz.

O procedimento pode ser feito com anestesia geral ou com anestesia local e sedação. Estes detalhes são informados aos pacientes no momento da consulta e nas etapas de planejamento da cirurgia.

Rinoplastia: recuperação

A recuperação da rinoplastia e o resultado definitivo da cirurgia dependem de várias etapas, entre elas a remoção do gesso após uma semana da cirurgia. Nesta fase, o paciente já perceberá algumas modificações, porém os inchaços podem atrapalhar a ver o resultado completo do procedimento.

Os inchaços vão passando com o tempo e o paciente poderá visualizar o novo formato do nariz. Pelo mesmo motivo, o paciente pode enfrentar desconforto para respirar no início da recuperação pós-cirúrgica, mas essa sensação desagradável passa com o tempo.

A cirurgia melhora muito a autoestima dos pacientes que estão descontentes com o formato do nariz e aumenta a satisfação com a própria imagem, já que corrige anomalias existentes.