Otoplastia – Cirurgia de Orelhas
A otoplastia é conhecida popularmente como a cirurgia plástica de orelha. O procedimento é realizado para melhorar a proporção, posição e forma de orelhas desfiguradas ou salientes, chamadas vulgarmente de “orelhas de abano”. A cirurgia de orelha é feita em adultos e crianças que se incomodam com a anatomia dessa estrutura do corpo humano.
Quais são os objetivos da otoplastia?
A cirurgia plástica de orelha tem o objetivo de correção dessa estrutura, que pode ter uma aparência disfuncional em decorrência de problemas genéticos. O procedimento deixa as orelhas com formato e posição mais naturais, criando melhor harmonia para a face como um todo.
Entre os benefícios da otoplastia, estão: aumento da autoestima e melhora da autoconfiança dos pacientes, que muitas vezes recebem apelidos desagradáveis, sofrem “bullying” e ficam traumatizados por causa das orelhas salientes.
A otoplastia também é um procedimento cirúrgico indicado para a reconstrução de orelhas após lesões. Resumidamente, a cirurgia de orelha realiza três tipos de tratamentos:
- Correção da macrotia, uma condição rara que deixa as orelhas muito grandes;
- Reposicionamento das orelhas salientes, seja em uma orelha ou em ambos os lados, sem associação de perda auditiva;
- Quando o paciente está insatisfeito com o formato da própria orelha, mesmo após a realização de cirurgia prévia.
Além dos jovens e adultos, a otoplastia também é realizada em crianças saudáveis e que se sentem incomodadas com o tamanho das orelhas.
A indicação da cirurgia é sempre feita pela médica especialista em cirurgia plástica, após consulta. Na avaliação inicial, médica e paciente conversam sobre as opções e chegam à conclusão do melhor tratamento para solucionar o problema.
Todos os detalhes pré-operatórios, de anestesia e pós-operatórios, bem como os possíveis riscos do procedimento, são informados pela médica durante a consulta.
Depois da cirurgia de otoplastia, muitos pacientes relatam grande melhora na qualidade de vida e na satisfação com a própria aparência, por causa da harmonia facial obtida pelas orelhas bem posicionadas.
Em geral, o paciente fica com curativos para a sustentação das orelhas e, logo após a remoção, já perceberá o resultado da cirurgia de otoplastia. As cicatrizes ficam posicionadas na parte de trás da orelha ou escondidas em dobras naturais.