Ginecomastia - Dra. Maria Claudia Giometti

Ginecomastia

A cirurgia de ginecomastia é um procedimento médico realizado para reduzir as mamas masculinas. Vários fatores podem levar o homem a desenvolver o aumento das mamas, sendo os mais comuns o excesso de peso, problemas hormonais e o uso de algumas medicações.

O que é ginecomastia?

A ginecomastia é o aumento das mamas masculinas, que incomodam os pacientes e interferem na qualidade de vida e na autossatisfação com a imagem. Por isso, a cirurgia pode ser recomendada para realizar a redução das mamas nos homens de todas as idades.

Cirurgia de ginecomastia após perda de peso

Uma das indicações mais comuns para a realização da cirurgia de ginecomastia acontece para homens que realizaram tratamento para perda de peso. Mesmo assim, como o tratamento é individualizado, somente a médica poderá recomendar a cirurgia, conforme o perfil de cada paciente.

Como é feita a cirurgia de ginecomastia?

Para fazer a cirurgia de ginecomastia para redução das mamas masculinas, a médica fará incisões muito pequenas na região mamária. Este acesso é necessário para a remoção de gordura e das glândulas.

O resultado é muito satisfatório para os pacientes, inclusive para homens que possuem grande quantidade de pele na região das mamas e necessitam de incisão um pouco maior no processo cirúrgico.

A ginecomastia deixa cicatrizes?

A médica fará o planejamento cirúrgico conforme as condições de cada paciente. Porém, a técnica mais usada para o procedimento é feita com a incisão na borda inferior da aréola em forma de U.

Desta forma, como se mistura com a pele, a cicatriz fica muito mais discreta e escondida. Em outros casos, a técnica conhecida como âncora pode ser realizada, assim a cicatriz pode se tornar de certa forma mais visível, porém os contornos ficam ideais.

Os pacientes recebem todas as orientações médicas para tratamento das cicatrizes, para evitar hipertrofia e queloides. Para as cicatrizes não ficarem evidentes, pode ser feita uma sutura profunda.

Em geral, os pacientes ficam realmente muito satisfeitos com a cirurgia de ginecomastia e se sentem mais confiantes com a própria aparência depois da redução da mama masculina.